Redação*
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas divulgou uma nota convocando a sociedade alagoana para participar da audiência pública de apresentação do relatório técnico-científico independente sobre o processo de subsidência em Maceió, que ocorrerá nesta sexta-feira, 08 de agosto, às 10h, no auditório do CESMAC.
Relatório inédito sobre subsidência em Maceió, foi elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), University of Leipzig, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Leibniz University Hannover e, inclusive, por pesquisador da GFZ – Helmholtz Centre for Geosciences.
A pesquisa teve início em fevereiro de 2025, por iniciativa do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, que articulou a cooperação técnica e requisitou os dados oficiais da Defesa Civil de Maceió, utilizados na análise. O estudo combina levantamentos de campo e dados públicos, resultando em um trabalho de elevado rigor científico e independência metodológica, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente.
A apresentação pública será conduzida por um representante do grupo de pesquisadores, composto por cientistas nacionais e internacionais, com alta qualificação acadêmica e atuação em instituições de excelência, além da presença de autoridades, lideranças comunitárias e representantes das vítimas e da sociedade civil.
Este é um momento fundamental de transparência, escuta e participação social.
A reconstrução de Maceió passa pela justiça, pela transparência e pelo respeito aos direitos das populações atingidas.
Veja o comunicado na íntegra:
/com Ascom Defensoria