Do PL, Eudócia Caldas está indecisa sobre apoiar impeachment de Moraes

Reprodução

Redação

A senadora por Alagoas, Eudócia Caldas (PL), está na lista de indecisos sobre apoiar ou não o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo filiada ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ela ainda não assinou o requerimento.

Do PL, somente Eudócia e o senador Romário, pelo Rio de Janeiro, não definiram apoio à causa, mas devem ser pressionados pelos filhos de Bolsonaro. Eudócia é mãe do prefeito JHC (PL) e assumiu a cadeira no lugar de Rodrigo Cunha (Podemos), que se tornou vice-prefeito de Maceió.

Até o momento, 38 senadores já estariam aptos a assinar a destituição de Moraes, podendo chegar a 40 com Eudócia e Romário. No entanto, para que tal pedido avance e possa ser votado, são necessários dois terços do Senado, ou seja, 54 dos 81 congressistas.

Do trio alagoano, Renan Calheiros e Fernando Farias, que está no lugar do licenciado Renan Filho, todos do MDB, são contra o impeachment de Alexandre de Moraes, assim como senadores mais ao centro e à esquerda de outros estados.

Os bolsonaristas precisariam convencer pelo menos mais 14 senadores para fortalecer a pauta, o que deixa o objetivo distante. Ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi realista e disse que o Congresso não tem votos suficientes para o impeachment.

Sair da versão mobile