Alcolumbre marca para a semana que vem a instalação da CPI do INSS

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/2-2/2025

Redação
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira (13), que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes e desvios na Previdência Social vai ser instalada na próxima semana.

Criada antes do recesso parlamentar, em junho, a CPI aguardava a indicação dos deputados e senadores que vão compor o grupo para poder ser instalada.

“Há um compromisso desta Presidência e do presidente Hugo Motta que na semana que vem nós faremos a instalação da CPMI mista do INSS”, afirmou Alcolumbre durante sessão do plenário do Senado.

Composição

Assinado por 44 senadores e 249 deputados, o pedido de criação da CPI mista prevê que o colegiado será composto por 15 deputados federais e 15 senadores. Segundo o regimento do Congresso, a composição da comissão tem de ser proporcional ao tamanho dos partidos nas Casas.

Alcolumbre, que conversou com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), explicou que a instalação só não aconteceu nesta quarta porque os líderes da Câmara ainda precisam indicar deputados que vão completar o colegiado.

O presidente do Senado confirmou que o nomeado para presidir a CPI mista será o senador Omar Aziz (PSD-AM). No dia da instalação, uma eleição é feita para escolha do presidente e vice. Apesar disso, geralmente esses nomes são definidos previamente por acordo.

Sair da versão mobile