O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do filho, Eduardo, pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (20), por coação no curso do processo da trama golpista ganhou as manchetes da imprensa internacional. Os jornais do exterior também deram destaque ao plano do ex-presidente de pedir asilo político para o presidente da Argentina, Javier Milei.
Com 170 páginas, o relatório da PF é categórico ao apontar que pai e filho atuaram com o jornalista Paulo Figueiredo e o pastor Silas Malafaia com o objetivo de interferir na ação penal sobre o golpe. Com base no parecer, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou busca e apreensão contra Malafaia e medidas restritivas ao líder evangélico, como a retenção do passaporte e proibição de manter contato com Bolsonaro e Eduardo.
O jornal britânico The Guardian publicou a manchete “Polícia brasileira acusa Bolsonaro de planejar fuga para a Argentina em busca de asilo”. Definindo o ex-presidente como um político de extrema direita, a notícia detalha que Bolsonaro pode enfrentar “uma pena de mais de 40 anos de prisão quando a Suprema Corte se reunir no próximo mês para decidir se ele é culpado de conspirar para anular o resultado da eleição presidencial de 2022”.
Também na Europa, o veículo espanhol El País destacou a apreensão do celular de Bolsonaro no começo do mês e informou que a Polícia Federal produziu um relatório de 170 páginas solicitando uma nova acusação para Bolsonaro, a de obstrução no curso de processo.
O texto ainda afirma que a minuta para um pedido de asilo e “outras informações descobertas pelos agentes (no celular) ajudaram a Polícia Federal a pedir aos juízes (do STF) na quarta-feira, que processassem o ex-presidente, confinado em Brasília, e seu filho Eduardo, um deputado residente nos EUA, por tentativa de coagir o Supremo Tribunal Federal”.
Na Argentina, o Clarín publicou uma notícia com o título “Jair Bolsonaro planejava pedir asilo ao governo de Javier Milei em 2024”.
No texto, o jornal discorre sobre o documento encontrado pela PF e explica que “o líder de extrema direita pediu asilo, declarando-se vítima de ‘perseguição’ por ‘motivos políticos'” e que o intuito do ex-presidente era evitar as investigações pela tentativa de golpe de Estado.
Por fim, dois dos maiores jornais dos Estados Unidos, The New York Times e The Washington Post, também cobriram o caso e publicaram notícias sobre o novo indiciamento que tem como foco Bolsonaro e seu filho.
Correio Braziliense*