EUA diz que Trump usaria poder econômico e militar pró-Bolsonaro

Porta-voz Karoline Leavitt afirmou que liberdade de expressão é prioridade do governo norte-americano e insinuou medidas contra o Brasil.

Perguntada nesta terça-feira (9) sobre a iminente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o presidente Donald Trump não teria receio de usar “o poder econômico e militar dos Estados Unidos para proteger a liberdade de expressão”.

Leavitt afirmou que a defesa da liberdade de expressão é considerada pela atual administração como “a questão mais importante do nosso tempo” e lembrou que o próprio Trump enfrentou censura em sua trajetória política.

O presidente não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo“, disse Leavitt.

A porta-voz destacou que o governo já adotou medidas direcionadas ao Brasil, como sanções e tarifas, e reforçou que outras ações não estão descartadas.

“A liberdade de expressão é, sem dúvida, a questão mais importante do nosso tempo. Ela está consagrada em nossa Constituição e o Presidente acredita fortemente nela. Ele próprio enfrentou censura em seu caminho (…) por isso leva esse tema muito a sério.”

Segundo ela, essa é uma prioridade compartilhada por Trump, pela vice-presidente e por todo o gabinete. “Enquanto protege os interesses dos Estados Unidos no exterior, o Presidente também garante que a liberdade de expressão seja preservada aqui, dentro da América”, acrescentou.

As declarações ocorrem em meio à reta final do julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma do STF, acusado de participação no chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado.

/Congresso em Foco

Sair da versão mobile