Hospital Universitário realiza novo mutirão para atendimentos

Integrado ao esforço nacional “Ebserh em Ação – agora tem especialistas”, o Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pretende realizar quase 400 atendimentos neste sábado (13), a partir das 9h. A ação faz parte do “Dia E”, que vai mobilizar 45 hospitais universitários da Rede Ebserh e deve superar a marca dos 20 mil procedimentos em todo o País, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é reduzir as filas de exames e cirurgias eletivas do SUS, garantindo que pacientes possam ter acesso ao cuidado necessário, além de ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas ao longo do ano. Diversos mutirões já vêm sendo realizados e, somados a melhorias nos fluxos internos, têm possibilitado avanços no atendimento à população.

Na ação, os exames laboratoriais concentrarão o maior número de procedimentos. Também estão programadas, para o mesmo dia, cirurgias gerais, de cabeça e pescoço, oncológicas, pequenas cirurgias, cirurgias pediátricas, oftalmológicas e ginecológicas, além de exames de imagem, como colonoscopias, ressonâncias, ecocardiograma pediátrico e raio-x contrastado de esôfago, assim como coletas e laudos de análises clínicas, lâminas e laudos patológicos e colposcopia com biópsia.

Os pacientes atendidos no mutirão são agendados conforme fila estabelecida pelo sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da própria regulação do HU. Portanto, no dia do mutirão, não haverá atendimentos por demanda espontânea. “A meta do hospital é reduzir o tempo de espera para resultados de exames que não devem ultrapassar uma semana. A intenção é atingir a meta, de forma que, em até dois meses, não haja fila para recebimento de laudos, principalmente oncológicos. Tal providência dará maior vazão aos demais procedimentos dependentes desses laudos”, ressalta o superintendente do HU, professor Célio Rodrigues.

A gestão da Ebserh também atendeu a várias necessidades assistenciais do hospital, que em breve realizará nova ampliação de leitos e aumento dos horários de funcionamento dos serviços cirúrgicos, contribuindo para dar vazão e prover uma importante redução nas filas, particularmente as cirúrgicas.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Ebserh

O HU da Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Sair da versão mobile