Alagoas pode sofrer impactos com greve parcial de controladores de voos no Brasil

Divulgação

Redação*

Alagoas pode ser afetada pela greve parcial dos controladores de voo da NAV Brasil, marcada para os dias 24, 26 e 30 de setembro, além de 2 de outubro. A paralisação foi aprovada em assembleia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) e acontece em protesto contra o descumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025.

Entre as principais reivindicações estão melhorias na assistência à saúde, reconhecimento e remuneração pela atuação como instrutores e pela proficiência em inglês, além da implantação completa do Plano de Cargos e Salários. O sindicato também cobra a realização de concursos públicos, já que há anos não ocorre reposição no quadro de trabalhadores da NAV Brasil, empresa responsável pelos serviços de navegação aérea no país.

A greve será parcial e está prevista para ocorrer em dois períodos do dia: das 11h às 12h e das 15h às 16h. Nesses horários, parte dos serviços administrativos, meteorológicos e de apoio poderá ser interrompida. Apesar disso, o sindicato garante que os serviços essenciais para a segurança de voo, como controle de tráfego em rota, aproximações, pousos e decolagens, continuarão funcionando normalmente.

Em Alagoas, o aeroporto de Maceió poderá registrar atrasos pontuais, sobretudo nos dias de mobilização. Passageiros são orientados a acompanhar as atualizações divulgadas pelas companhias aéreas e pela administração do aeroporto, já que podem ocorrer ajustes de voos, alterações de portão ou outros procedimentos especiais durante os períodos de paralisação.

/com Turismo em Alagoas

Sair da versão mobile