Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente Lula escolheu nesta terça-feira (16) o nome de Emmanoel Schmidt Rondon para a presidência dos Correios. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, ele já assumiu a gerência executiva da Diretoria de Governo da instituição, e integrou o Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais como suplente do banco.

A escolha ocorre pouco mais de dois meses depois de Fabiano Silva dos Santos apresentar seu pedido de saída do cargo. O atual presidente entregou o cargo em meio à pressão diante de disputas partidárias e críticas ao resultado financeiro de sua gestão. Apesar da decisão, ele permaneceu até agora exercendo a função a pedido de Lula, que aguardava a definição de um substituto.

Emmanoel Rondon conta com o aval do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que espera dele uma política de cortes de gastos com pessoal para solucionar as dificuldades financeiras da estatal. O nome técnico foi escolhido em meio a uma disputa entre PT e União Brasil pelo controle da empresa, vinculada ao Ministério das Comunicações.

/Congresso em Foco

Sair da versão mobile