Uma operação integrada foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18), na cidade de São Miguel dos Campos, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de um grupo criminoso envolvido em homicídios na região.
A ação foi comandada pelo delegado Flávio Dutra, coordenador das delegacias de homicídios do interior, e coordenada pelo delegado Roberto Batista, titular da Delegacia de Homicídios da 6ª Região (DH 6ª Região).
Durante as diligências, quatro pessoas foram presas, uma em flagrante por tráfico de drogas e três em cumprimento a mandados de prisão. Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de aparelhos celulares e objetos relacionados ao tráfico.
Segundo o delegado Roberto Batista, a operação recebeu o nome “PH 7” por fazer referência ao cumprimento de mandados contra membros de uma facção criminosa considerada “neutra” (sem ligação formal com grandes facções nacionais).
A denominação também remete à classificação do índice de pH, em que o número 7 representa o estado de neutralidade.
Participaram da operação policiais da Delegacia Regional de Polícia de São Miguel dos Campos (6ªDRP), Delegacia de Homicídios da 6ª Região (DH 6ª Região), Setor de Planejamento Operacional da Polícia Civil, 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (1ª CPM/I) e Grupamento Aéreo.
Conforme levantamentos policiais, os investigados, com idades entre 20, 23 e 24 anos, são suspeitos de crimes como homicídios, integrar organização criminosa e tráfico de drogas.
Entre os alvos presos, está um suspeito de atirar contra um policial militar, no Conjunto Mutirão, quando ele realizava atividade física, crime ocorrido em setembro deste ano.
Outro preso na operação é acusado de ter participado do homicídio que teve como vítima Cristian Athirson Quintela Barbosa, 25 anos, assassinado em agosto deste ano em São Miguel dos Campos.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de São Miguel dos Campos e os procedimentos de encerramento ocorreram na Delegacia de Homicídios da 6ª Região.
A operação segue as diretrizes do Governo do Estado, e demonstra o comprometimento da SSP e das polícias no combate à criminalidade, especialmente na descapitalização das organizações criminosas que atuam em Alagoas.
/Ascom PCAL