PGR pede que STF cancele decisão que mantém contrato entre TV de Collor e Globo

A Procuradoria-Geral da República (PGR), atendendo a um pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu parecer favorável à Globo e pediu que o ministro Luís Roberto Barroso cancele a decisão que mantém a TV Gazeta de Alagoas como afiliada da emissora.

A Gazeta tem como dono o ex-presidente Fernando Collor, condenado em 2025 à prisão por usar o canal para receber propina em um esquema de corrupção. Ele cumpre prisão domiciliar desde maio.

Em outubro de 2023, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o contrato de afiliação, por causa de escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos. A parceria entre as duas empresas existe desde 1975.

No início de novembro de 2023, a TV entrou na Justiça para impedir que a Globo encerrasse o contrato. A empresa alegou que não conseguiria pagar suas dívidas durante a recuperação judicial, em vigor desde 2019.

A Globo tem um acordo assinado, desde 2024, com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta.

Sair da versão mobile