O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, a pedido do mandatário ucraniano. O encontro ocorreu durante as atividades da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta quarta-feira (24).
Na reunião, Lula lamentou o sofrimento humano causado pelos mais de três anos de conflito entre Ucrânia e Rússia e expressou apoio ao processo de diálogo direto entre as partes iniciado em maio, em Istambul, assim como às recentes conversas mantidas no Alasca e em Washington.
O presidente brasileiro defendeu que a ONU deve se engajar mais na busca por uma solução negociada, que leve em conta as preocupações de segurança dos dois lados. Ele também destacou que o primeiro passo de um processo de negociação deveria ser o acordo sobre as condições de um cessar-fogo.
Zelensky agradeceu os esforços do presidente Lula para encontrar caminhos para a paz, explorando possibilidades de diálogo com outros países. Ao recordar a criação, por Brasil e China, do Grupo de Amigos da Paz, Lula reafirmou sua disposição de continuar contribuindo para a resolução pacífica do conflito.