Atuante: vereador vai intensificar fiscalização do funcionamento dos Conselhos Tutelares

foto: reprodução

Da Redação

O vereador David do Emprego (União Brasil) se posicionou nesta quarta-feira (25) após a publicação de uma nota de repúdio emitida pela Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas. O documento criticou declarações do parlamentar, que recentemente cobrou mais ações de combate à exploração de crianças nas comunidades e em semáforos da capital.

Segundo David, sua fala teve como objetivo chamar atenção para a realidade vivida por muitas crianças que, segundo denúncias recebidas, são colocadas em situação de risco, inclusive sendo alugadas para pedir dinheiro nas ruas. Ele ressaltou que a crítica não foi direcionada à totalidade dos conselheiros, mas a casos específicos de ausência de atuação.

“Durante a madrugada de ontem para hoje, fui surpreendido com uma nota de repúdio da associação. Em nenhum momento quis desrespeitar a categoria, mas não posso deixar de cobrar ações diante de uma situação tão grave. Falei de casos que chegaram até mim de crianças alugadas, expostas a abusos e até riscos de sequestro. Existem conselheiros que trabalham corretamente, e a esses eu peço desculpas se se sentiram ofendidos. Mas também há situações em que o atendimento não aconteceu como deveria”, afirmou o vereador.

David destacou ainda que pretende intensificar a fiscalização sobre o funcionamento dos Conselhos Tutelares em Maceió, incluindo a estrutura de trabalho dos conselheiros, e defendeu mais ações integradas entre o Conselho, a Assistência Social e o CREAS.

“Não vou me calar. Vou fiscalizar não só a região 1, mas todas as unidades de Maceió. Quero verificar se os conselheiros têm condições adequadas de trabalho e, ao mesmo tempo, cobrar que os casos de exploração infantil sejam acompanhados de perto. Esse tema não é novo. Crianças nos semáforos a gente vê há muito tempo, e ações concretas precisam acontecer”, completou.

O vereador afirmou ainda que, apesar da polêmica, ficou satisfeito por ter conseguido colocar o tema em evidência. “Fico feliz que, diante desse burburinho, conseguimos chamar a atenção para um problema que precisa ser enfrentado”.

Nas redes sociais, internautas também se manifestaram sobre a polêmica. Um deles afirmou. “Eles estão repudiando sendo que é tudo verdade, no Farol o que mais tem são crianças sendo usadas para pedir esmolas no semáforo, e não é de hoje. Já vi uma bebê tarde da noite no colo de um rapaz no meio dos carros e creio que a mãe do outro lado da pista mexendo no celular. Depois ela ia lá, mas o conselho tutelar não vê isso, ganham dinheiro sem fazer nada”.

Outro internauta reforçou o posicionamento do parlamentar. “Vereador está correto, tem que fiscalizar mesmo. Várias crianças em frente a um supermercado no Farol e em outras localidades. Parabéns vereador, vereador tem que fiscalizar e o conselho tutelar fazer sua parte na defesa das nossas crianças e adolescentes”.

Sair da versão mobile