Neste sábado (27), a TV Gazeta de Alagoas celebra seu aniversário de 50 anos com Fernando Collor de Mello em prisão domiciliar. O ex-presidente da República e proprietário da emissora foi preso em abril deste ano por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, incluindo o uso da estação para receber propina.
Após a prisão, Collor passou seis dias na penitenciária Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, mas foi autorizado a cumprir a pena de 8 anos e 10 meses em casa, devido às condições de saúde, como apneia do sono, doença de Parkinson e transtorno afetivo bipolar, além de sua idade avançada.
Com os escândalos envolvendo Collor, o grupo Globo, que tem a TV Gazeta como filiada em Alagoas desde 1975, informou que não renovaria o vínculo com a emissora. A decisão foi divulgada em outubro de 2023, meses após o ex-presidente ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em um processo que teve origem na Operação Lava Jato.
Briga Judicial
Em novembro de 2023, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalizasse o contrato de afiliação. Em junho deste ano, o Ministério Público Federal recomendou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que a Globo deveria renovar o contrato com a TV Gazeta de Alagoas até 2030.
Neste mês, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, atendeu a um pedido de manifestação do STF e reconheceu que as decisões judiciais que mantiveram a TV Gazeta como afiliada da Globo são inconstitucionais e solicitou o cancelamento da decisão que mantém a emissora de Alagoas como afiliada do grupo carioca.
Em resposta, a TV Gazeta de Alagoas informou, na última terça-feira (26), que Collor deixará o controle da emissora para manter a afiliação com a Globo. No comunicado enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, do STF, a televisora de Alagoas afirmou que o ex-presidente deixará o comando societário nos próximos dias.
Para substituir a TV Gazeta, a Globo tem um acordo assinado desde 2024 com o Grupo Asa Branca de Comunicação, sua parceira no interior de Pernambuco. A TV Asa Branca opera desde o ano passado, retransmitindo o canal Futura.