A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) reuniu, ontem (30.09), em sua sede, executivos dos sindicatos filiados para um treinamento sobre o Programa Atena, uma ferramenta desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) oferecendo suporte no planejamento estratégico, desenvolvimento de pessoas e implementação de boas práticas de gestão. Participaram o Sincadeal, o Sincofarma AL, o Serecom AL e os Sindilojas de União dos Palmares, Arapiraca e Palmeira dos Índios.
O presidente da Fecomércio, Adeildo Sotero, deu as boas-vindas aos participantes. “O Programa Atena é a transformação do Segs [Sistema de Excelência em Gestão Sindical] com novas ferramentas e possibilidades. Que possamos aproveitar esse programa para melhorar nossa gestão sindical e que o encontro de hoje favoreça a troca de ideias”, falou.
Com a proposta de alinhar missão, valores e desafios da Federação e de seus sindicatos, estimulando a construção de indicadores de negócios, definição de metas e acompanhamento dos resultados, o Programa Atena foca em inovação, assertividade e sustentabilidade. Além disso, estimula as entidades sindicais a aprimorar a atuação, a ampliar representatividade e a garantir a continuidade das ações focadas no desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo. “Queremos estimular o programa de estratégia como instrumento essencial para o crescimento sustentável, para a inovação e para a representatividade cada vez mais efetiva dos sindicatos”, ressaltou Franciellty Rodrigues, superintendente da Federação, em sua mensagem inicial.
Comunicação sindical
Além do Atena, o encontro de ontem reservou um momento para uma reciclagem sobre Comunicação Sindical, apresentada pelo coordenador de Comunicação e Marketing da Federação, Petrus Almeida, que destacou o papel do marketing e como a boa utilização das redes sociais tornam-se aliadas na construção da imagem institucional e, consequentemente, na relevância das entidades. “Precisamos nos comunicar diretamente com os empresários. O objetivo não é causar nas redes sociais, mas sim alcançar os empresários do nosso segmento. Ou seja, não é somente estarmos presente na rede, mas sim estarmos presente com conteúdos que falem com esses empresários; é isso que irá nos aproximar dos nossos representados”, explicou.
Demonstrando como os sindicatos podem transformar suas ações e iniciativas próprias ou da área em notícias, cards, stories e carrosséis, o gestor explanou sobre a utilização de aplicativos que contribuem nesse processo, a exemplo do Instagram, do WhatsAppe do Linkedin.
/Fecomércio AL
