O Ministério da Saúde confirmou cinco estados mais o Distrito Federal com casos suspeitos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcóolica. As ocorrências são apuradas também em São Paulo, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia.
Dos 113 casos registrados até esta sexta-feira (3), 101 são em São Paulo (responde por mais de 90%), seis em Pernambuco, dois na Bahia e no Distrito Federal, e um caso no Paraná e Mato Grosso do Sul. A princípio 128 casos eram investigados, mas 15 foram descartados em SP.
Dessas notificações, 12 são de mortes. Uma morte foi confirmada no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigados (oito em São Paulo, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul).
Do total apresentado nesta sexta-feira (3), 102 intoxicações são tratadas como suspeitas e seguem em investigação. São Paulo é o único estado com casos confirmados, com 11 registros.
O que é metanol?
O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor. É amplamente utilizado como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos
Tem grande potencial de intoxicação, e quando consumido pode levar à morte mesmo em doses pequenas.
Orientações
O Ministério da Saúde orienta que os estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol, a fim de fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficaz aos casos suspeitos.
*CNN Brasil