Alagoas subiu quatro posições no indicador “Taxa de Investimentos”, que compõe o pilar Solidez Fiscal do Ranking de Competividade dos Estados 2025, ano-base 2024. Com isso, o estado passou a ocupar a segunda colocação no país entre as unidades da Federação que mais investem em áreas consideradas estratégicas. Os dados foram divulgados na terça-feira (7), pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
De acordo com a instituição, o indicador mostra se o estado possui uma gestão fiscal responsável, o que permite o investimento público em áreas estratégicas. Logo, explica o CLP, quanto maior a porcentagem, mais o estado está investindo.
Alagoas registrou porcentagem de 14.93, atrás apenas do Piauí, outro estado nordestino, que lidera a lista com 17.11%. Integram a relação dos cinco melhores colocados: Espírito Santo (13.33%), Para (12.81%) e Mato Grosso (12.72%).
“O indicador de investimento público deve ser compreendido dentro do pilar de Solidez Fiscal. Nesse sentido, buscamos mensurar se o estado possui uma gestão fiscal responsável (mantém gastos com pessoal sob controle, por exemplo), fato que permite o investimento público em áreas estratégicas para o ganho de produtividade e promoção de crescimento econômico, como infraestrutura”, explica o Centro de Liderança Pública.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em 2024 Alagoas investiu mais de R$ 3.2 bilhões em áreas estratégicas, sendo os maiores investimentos destinados às áreas de Saneamento, Transporte e Educação.
/Agência Alagoas