Brasil recebe 2,5 mil unidades de antídoto contra metanol

Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), uma remessa com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento de pacientes com metanol no organismo.

É a primeira remessa do medicamento a chegar ao Brasil. Ao todo, o Ministério da Saúde comprou 2.500 doses junto com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O metanol tem sido consumido em bebidas alcoólicas adulteradas, produzidas de forma clandestina. Ainda hoje, cerca de 1,5 mil unidades começam a ser distribuídas, com prioridade para o estado de São Paulo, que registra o maior número de casos de intoxicação.

São Paulo receberá 288 unidades, e o restante do lote será destinado a outras localidades com casos confirmados: Pernambuco (68), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).

O envio continuará na sexta-feira (10) e será estendido a todo o país. O ministério manterá mil ampolas de fomepizol em estoque, que poderão ser enviadas aos estados conforme a necessidade dos estados.

Sair da versão mobile