“Na Itália ou no Brasil, pagará pelo erro que fez”, diz Lula sobre Zambelli

Foto: Lula Marques/EBC

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (13), que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) “pagará pelo que fez”, independentemente se a pena seja cumprida em território italiano ou brasileiro.

A declaração ocorreu após cumprimento agenda em Roma. Na ocasião, o presidente foi questionado sobre o processo de extradição ao qual a parlamentar está sendo submetida. Atualmente, Zambelli está presa na Itália.

“Nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia que ela estava aqui ou não. Para mim é uma pessoa que não merece respeito do que é uma democracia. Ela vai pagar pelo erro que fez, ou aqui ou no Brasil. Portanto, é uma questão da Justiça, não é uma questão minha”, declarou.

Vale ressaltar que Zambelli está presa desde julho, após deixar o Brasil antes da conclusão de um processo no STF (Supremo Tribunal Federal) que terminou em sua condenação a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserção de documentos falsos.

Devido a um acordo de extradição como o país europeu, o governo brasileiro acionou a Itália para que a deputada seja extraditada e cumpra pena no Brasil. O processo de expulsão ainda não foi concluído.

Na última quinta-feira (9), Zambelli anunciou, por meio de uma carta enviada ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, que iniciaria uma greve de fome até que sua extradição fosse negada.

“Por ter certeza absoluta que o senhor não tomou a melhor decisão, começo hoje uma greve de fome que só o senhor pode acabar, negando a minha extradição, o que me colocará em liberdade, que é o correto”, escreveu a parlamentar em trecho do documento.

Folha de Alagoas com CNN*

 

Sair da versão mobile