O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (24) que sua declaração sobre traficantes foi “mal colocada”. A retratação foi publicada em sua conta no X, um dia após a fala feita em Jacarta, na Indonésia, repercutir e gerar críticas da oposição.
“Quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula.
Durante entrevista à imprensa internacional, o presidente havia dito que “os traficantes são vítimas dos usuários” e que seria “mais fácil” para Brasil e Estados Unidos “combater viciados”. A declaração foi rapidamente usada por adversários políticos, que acusaram o governo de relativizar o crime e inverter responsabilidades.
