Lula completa 80 anos e vai buscar a reeleição

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 80 anos nesta segunda-feira (27). Ele é o chefe do Executivo mais velho da história do Brasil. Nascido em 1945, em Caetés, então distrito de Garanhuns (PE), o petista acumula quase meio século de vida política.

Da liderança sindical no ABC paulista à conquista do Palácio do Planalto após a prisão na Operação Lava Jato, sua trajetória acompanha também as transformações do país. Lula é o único presidente eleito três vezes pelo voto direto e divide com Getúlio Vargas (1882–1954) o recorde de tempo no poder.

Diferentemente do gaúcho, que governou por 18 anos, mas venceu apenas uma eleição direta (em 1950), Lula construiu toda a sua carreira política dentro das regras democráticas.

Atualmente, Lula vive o melhor momento político de seu terceiro mandato. Segundo as mais recentes pesquisas de intenção de voto, o petista seria reeleito em primeiro turno se as eleições fossem hoje. Embora já desse sinais claros de que pretende disputar novamente o cargo em 2026, Lula confirmou, no dia 23 de outubro, que será candidato.

O anúncio foi feito ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto (Partido Gerindra), durante uma cerimônia de assinatura de atos no Palácio Merdeka, em Jacarta.

“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza de que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um 4º mandato no Brasil”, disse.

Sair da versão mobile