A caminho do aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desconversou sobre uma possível indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) após a saída antecipada de Luís Roberto Barroso.
“Deixa eu chegar ao Brasil primeiro”, respondeu Lula, de forma breve, ao ser questionado por jornalistas. Segundo o Palácio do Planalto, o presidente deve desembarcar em Brasília na noite desta terça-feira (28).
Durante a passagem pela Ásia, Lula se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em busca de uma solução para o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros pelo governo norte-americano. Após o encontro, o petista afirmou estar confiante em um desfecho “rápido e equilibrado” para o impasse comercial entre os dois países.
De acordo com Lula, equipes de negociadores já estão trabalhando para construir as bases de um acordo que encerre a disputa. “Ele (Trump) garantiu que vamos ter acordo, e acho que será mais rápido do que muita gente imagina”, declarou.
De volta ao Brasil, o presidente tem duas pautas imediatas: definir o nome que ocupará a cadeira deixada por Barroso no STF e participar, nesta quarta-feira (29), da posse de Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
