Governo de Alagoas autoriza instalação de Árvore de Natal no Marco dos Corais

Lucas Meneses / Ascom Setur

Após apresentar projeto com estudo de impacto ambiental, a Prefeitura de Maceió recebeu autorização do Governo do Estado para montar a tradicional Árvore de Natal no Marco dos Corais, na Praia de Ponta Verde.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) e marca a primeira vez que a Prefeitura apresentou um projeto completo, com todas as informações e protocolos exigidos, em conformidade com o Decreto Estadual nº 92.090, de 25 de outubro de 2024, que estabelece as regras de uso, preservação e gestão do Marco dos Corais – equipamento turístico do Estado de Alagoas destinado à contemplação.

De acordo com o decreto, toda e qualquer montagem de estrutura no local deve ser previamente analisada e aprovada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), observando limites técnicos como carga máxima de 500 kg por metro quadrado na laje, proibição de perfuração no piso tátil e no deck de madeira, e necessidade de acompanhamento por responsável técnico habilitado. Também ficam vedadas atividades que causem degradação, instalação de palcos e arquibancadas que obstruam a passagem e o uso de caixas de som que perturbem o sossego público.

Com o cumprimento das normas, o Governo do Estado deu sinal verde para a instalação. “Esta é a prova de que o Governo do Estado age com respeito ao povo alagoano e pensa acima da questão política. Uma vez que a Prefeitura apresentou todos os requisitos necessários para a preservação do meio ambiente, nós estamos autorizando a instalação da estrutura”, afirmou o Governo em nota.

A decisão põe fim a uma discussão de anos anteriores, quando a Prefeitura tentou instalar a árvore sem apresentar pedido oficial, e o Estado impediu a montagem por receio de danos à estrutura do Marco dos Corais e impactos ao ambiente marinho.

A montagem da árvore foi iniciada nesta terça-feira pela Prefeitura de Maceió.

/Agência Alagoas

Sair da versão mobile