Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar até a próxima terça-feira (11), o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês.
A informação foi confirmada pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que classificou a medida como um passo decisivo rumo a uma tributação mais equilibrada no país.
“Tão importante quanto isentar quem ganha até 5 mil reais é tributar quem ganha muito nesse país. Esse é um grande passo, histórico do ponto de vista de se buscar justiça tributária no Brasil”, afirmou.
O relator da proposta no Senado, Renan Calheiros, também ressaltou a relevância da mudança para a política econômica brasileira. “O projeto do imposto zero é um dos mais importantes e mais aguardados dos últimos anos”, declarou. O texto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na última quarta-feira (5).
Hoje, a isenão vale apenas para quem recebe até dois salários mínimos, cerca de R$ 3.036. Com a nova faixa, o governo estima que aproximadamente 25 milhões de brasileiros deixarão de pagar o imposto ou terão diminuição no valor recolhido.
A sanção presidencial é aguardada porque deve oficializar uma das principais promessas econômicas da gestão, com impacto direto na renda de trabalhadores e na política fiscal do país.
