Redação
A Polícia Federal em Alagoas realizou nesta terça-feira (18), uma operação para apurar o desvio de 300 mil reais que deveriam financiar ações culturais e programas de apoio a dependentes químicos no estado.
A ação, batizada de Desfomento, investiga possíveis crimes de estelionato contra a União, lavagem de dinheiro e associação criminosa envolvendo duas organizações sociais alagoanas e uma empresa sediada no Recife.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram que os suspeitos inseriram informações falsas em um sistema do Governo Federal para justificar a execução de dois Termos de Fomento firmados com os Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento Social.
Basicamente, a fraude teria permitido o desvio integral dos recursos, que nunca chegaram às iniciativas previstas para Alagoas.
A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife, Gravatá e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.
Também houve o sequestro de cerca de 400 mil reais, valor que, de acordo com a PF, corresponde ao proveito ilícito obtido pelos investigados durante o esquema.
O nome da operação faz referência direta ao impacto causado pela fraude. A PF explica que “Desfomento” simboliza a interrupção de políticas públicas que deveriam ter sido impulsionadas pelos recursos desviados. As verbas, originalmente destinadas a projetos culturais e ações sociais, foram comprometidas pelas irregularidades praticadas pelos investigados.
As apurações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e o percurso completo do dinheiro desviado.
