Por Hemilly Souza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira (20), a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio, feito no Dia da Consciência Negra, gerou críticas nas redes sociais, onde internautas vinham cobrando a nomeação de uma mulher negra para a Corte.
Após a postagem nas redes sociais do presidente, internautas reagiram com críticas. “Um escárnio esse anúncio no Dia da Consciência Negra! O Brasil quer uma MINISTRA NEGRA NO STF JÁ!”, escreveu um usuário. “Como eleitor, me sinto envergonhado dessa indicação! No dia da Consciência Negra, mesmo após fortes reivindicações da sociedade civil por uma MINISTRA”, afirmou outra pessoa.
Em sua publicação, Lula elogiou o histórico de Messias e reforçou a confiança em seu trabalho. “Faço essa indicação na certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública”, afirmou.
Esta é a terceira indicação de Lula ao STF em seu atual mandato. Antes de Messias, o presidente escolheu Flávio Dino para a vaga de Rosa Weber e Cristiano Zanin para substituir Ricardo Lewandowski. Messias já era considerado o principal favorito de Lula para a nova cadeira.
Veja a nota oficial do governo sobre a nomeação
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quinta-feira, 20 de novembro, o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. A oficialização da indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Advogado-Geral da União desde 1º de janeiro de 2023, Jorge Messias é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília – UnB (2018) e doutor pela mesma universidade (2023), onde lecionou como professor visitante. Foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e Consultor Jurídico do Ministério da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central. A partir da indicação, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e aprovação pelo Plenário do Senado Federal”.
