Por CNN Brasil
O cenário de polarização política no Brasil tem se mostrado benéfico para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo análise do especialista Leonardo Barreto, sócio da consultoria Think Policy, em entrevista à CNN. O analista destaca que a dinâmica de confronto ideológico serve como um “escudo” para Lula, especialmente em momentos de baixa popularidade.
De acordo com Barreto, quando Lula registrava apenas 28% de aprovação, foram justamente os eventos que reacenderam a polarização que o trouxeram “de volta ao jogo”. “Entre estes momentos, destacam-se os debates sobre anistia, a PEC da blindagem e o tarifaço”, relembra o especialista.
Desafios da gestão
O especialista ressalta que o governo Lula enfrenta maior fragilidade quando precisa lidar isoladamente com questões de gestão, como a organização da COP30, as taxas de juros elevadas, o endividamento das famílias e os problemas de segurança pública.
Barreto aponta que o “cenário dos sonhos” para Lula seria o Congresso Nacional priorizar discussões sobre anistia em detrimento de debates sobre segurança pública, tema que tem impactado negativamente sua popularidade.
“Os números atuais mostram Lula em situação limite para uma possível reeleição”, conclui Leonardo. Com 31% de aprovação, segundo a última pesquisa citada pelo especialista, o índice está próximo dos 30% considerados como patamar mínimo para garantir competitividade em uma disputa eleitoral.
