Sem ir à Papuda, Bolsonaro inicia cumprimento da pena na sede da PF

Por Redação com Metrópoles 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) o início da execução da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado. Ele não será transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda e permanecerá na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília (DF), em regime fechado.

A decisão ocorre após Moraes declarar o trânsito em julgado dos processos de Bolsonaro e outros réus do núcleo 1 da trama golpista (Alexandre Ramagem, Anderson Torres e Almir Garnier). Condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de abolição do Estado Democrático e outros crimes, Bolsonaro está preso preventivamente desde sábado (22).

A revogação da prisão domiciliar e a decisão de manter Bolsonaro na sede da Polícia Federal levaram em conta a convocação de uma vigília feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o rompimento da tornozeleira eletrônica registrado na madrugada de sábado.

Com o trânsito em julgado do processo, a condenação do ex-presidente é definitiva. A expectativa é que a defesa de Bolsonaro entre com um novo pedido de prisão domiciliar pelo estado de saúde dele, que atualmente tem 70 anos. O último pedido da defesa, de prisão domiciliar humanitária, foi negado pelo STF.

Confira os crimes cometidos pelo o ex-presidente:

– organização criminosa armada;
– tentativa de abolição do Estado Democrático;
– golpe de Estado;
– dano qualificado pela violência;
– grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

 

Sair da versão mobile