Na fase final do cronograma de 2025, dentro do projeto desenvolvido entre o Ministério Público de Alagoas (MPAL) e a Polícia Militar – por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Edson dos Santos Bernardes, que fica no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, foram os visitantes recepcionados, no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça para participar de uma palestra com teor educativo e conhecer o acervo do Memorial Desembargador Hélio Cabral.
A palestra que alerta os jovens sobre os perigos causados pelas drogas foi ministrada pela gerente estadual do Proerd, coronel da reserva Valdenize Ferreira, pelo chefe estadual do Proerd, tenente-coronel Francis Amorim de França, ambos contando com a participação e auxílio da 3º Sargento Ana Carolina Dias. A visitação da turma foi acompanhada pelo professor de Português Alex Vitor Rodrigues da Silva e pela professora de Matemática Thamires Ferreira dos Santos. O público participante tem faixa etária dos 14 aos 17 anos, e o que chamou a atenção foi que, entre eles, havia uma mãe com a filhinha de três meses.
Sob a coordenação de Gisela PFau, os alunos tiveram no Memorial Desembargador Hélio Cabral a oportunidade de conhecer a história institucional apresentada por meio de fotografias, obras e objetos pertencentes a membros e servidores. Um ponto interessante foi que alguns afirmaram nunca ter visitado um museu.
“Entendemos a vulnerabilidade social, as dificuldades enfrentadas pelos jovens que buscam oportunidades e a necessidade de dividir conhecimento. Precisamos convencê-los de que o estudo é quem pode assegurar um futuro promissor e que as drogas fazem exatamente o contrário”, disse Gisela PFau, coordenadora do Memorial.
O Memorial Desembargador Hélio Cabral, reforça junto as visitas guiadas, o compromisso com a preservação e difusão da memória institucional, compartilhando curiosidades, fatos históricos e objetos expostos em seu acervo.
/Ascom MPAL
