Economista explica fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH

Imagem: Reprodução

Por Redação

O economista Gil do Vigor utilizou as redes sociais, nesta terça-feira (2), para esclarecer a mudança no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil, que acaba com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas. A decisão foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na segunda-feira (1º).

Gil explica que, além da redução no número de aulas práticas, também haverá cursos gratuitos que poderão ser oferecidos de forma online. “Vai criar um modelo alternativo para reduzir custo, porque você pode fazer o curso teórico gratuito pelo site. Você também pode fazer a aula prática e contratar um instrutor credenciado”, destacou.

O economista ressalta que a redução nos preços da CNH pode ampliar o acesso para pessoas de baixa renda. “Quantos brasileiros não têm três, quatro, cinco mil para poder ir lá tirar sua habilitação?” Agora as pessoas vão ter acesso. E com habilitação você gera oportunidades de renda”, afirmou.

Após passar por consulta pública, o texto proposto pelo Ministério dos Transportes, comandado por Renan Filho, foi aprovado por unanimidade pelo Contran e entrará em vigor assim que for publicado no Diário Oficial da União.

Sair da versão mobile