Alagoas tem se consolidado cada vez mais como o destino mais procurado e visitado pelos turistas do Brasil e do mundo, durante a alta temporada. Em 25/26, a expectativa é que o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares supere a marca de um milhão e 300 mil pessoas e a injeção econômica no período chegue a R$ 2,8 bilhões, de acordo com os números analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL).
A tendência é que a injeção econômica seja de R$ 2.6 bilhões contando apenas com o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – valor superior à temporada 24/25. Já levando em consideração o fluxo rodoviário, este número pode chegar a marca de R$ 2.8 bilhões de incremento na economia alagoana.
De acordo com Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, a alta temporada e os números que ela impacta são reflexos do trabalho feito pelo Governo do Estado, através da Setur, para posicionar Alagoas como um destino estruturado para receber visitantes nacionais e internacionais.
“Nada é por acaso. O Governo de Alagoas, por meio da Setur, desempenha um trabalho diário para que o turismo local seja reconhecido como a referência que merece. Em todos os aspectos. Aqui, o turista se sente seguro, consegue conhecer tanto as belezas, a cultura, a gastronomia da nossa capital quanto do interior.
Oferecemos vários destinos em um único lugar. Teremos um aumento de mais de 25% em relação ao fluxo geral e de mais de 24% e 59% nos desembarques nacional e internacional, respectivamente, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, por exemplo, sem falar que conquistamos cerca de 50 voos nacionais semanais para o período, em parceria com a Azul Viagens. Mais de R$ 2.6 bilhões injetados na economia do estado no período, movimentando diversos segmentos atrelados, gerando emprego, renda e transformando vidas em Alagoas”, reforçou a secretária.
O fluxo Internacional geral de passageiros terá um crescimento de 64.16%. Sendo 22.003 na alta temporada passada, aumentando para 36.120 em 25/26. Já o fluxo Nacional teve crescimento de 1.022.463 para 1.270.296, o que significa um aumento de 24,24%.
Em relação ao desembarque nacional, os números aumentaram de 508.576 para 635.148 para a alta temporada 25/26 e de 11.307 para 18.060 quando se trata de desembarques de turistas internacionais.
Voos nacionais e internacionais
Em agosto, a Setur anunciou, em parceria com a Azul Viagens, o incremento de 49 voos semanais, na malha aérea do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, para alta temporada.
Os voos partem dos destinos: Cascavel (PR), Congonhas (SP), Confins (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Bauru (SP), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Viracopos (SP).
Em relação aos voos internacionais, o Governo de Alagoas, através da Setur, também conquistou dois voos partindo de Portugal, das cidades de Porto e Lisboa.
Já do principal mercado emissor internacional para o estado, a Argentina, Alagoas terá operações das cidades de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, no período, totalizando 223 operações internacionais e 40 mil assentos ofertados. As operações acontecem em parceria com a TAP, Flybondi, Gol, HiFly, Ola e Be The World.
Temporada de cruzeiros 25/26
Com expectativa de injetar mais de R$ 110 milhões na economia alagoana, a temporada de cruzeiros 2025/2026 começou no dia 19 de novembro e terá cerca de 150 mil leitos ofertados e 35 paradas confirmadas.
A temporada contará com oito cruzeiros durante os seis meses de operação. Entre os navios que chegarão ao destino estão: Costa Favolosa, MSC Seaview, Seven Seas Splendor, MSC Armonia, MS Hamburgo, MSC Preziosa e Costa Diadema. Somente o MSC Seaview fará 18 paradas no Destino Alagoas.
Ampliação da oferta e ocupação hoteleira
Atualmente, em Alagoas, 22 empreendimentos hoteleiros estão em construção. Desse total, 12 têm previsão de entrega até 2026, o que representa a expectativa de mais de 3.200 novos leitos para o período. Entre 2015 e 2024, o estado registrou um aumento de 158% no número de leitos e 375% de aumento dos meios de hospedagem.
Segundo Bárbara, além das belezas naturais, esse crescimento é impulsionado por uma gestão que planeja políticas públicas para o setor e cria um ambiente seguro e competitivo para o empresário.
“O Prodesin, por exemplo, é um importante atrativo – trata-se de um programa de incentivo fiscal que oferece benefícios como diferimentos de ICMS, crédito presumido, contando ainda com a possibilidade de incentivo locacional, em que o empresário, ao comprovar os requisitos legais, recebe o terreno por 1,00 m2, após tal área ser declarada de utilidade pública para atração de investimentos”, explicou a secretária.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (Abih-AL), confirmam a taxa de ocupação igual ou superior a 90% durante a alta temporada.
