Projeto de lei obriga comércio alagoano a substituir sacolas plásticas por opções ecológicas

Redação

O deputado estadual Silvio Camelo protocolou na Assembleia Legislativa de Alagoas um Projeto de Lei que visa proibir que estabelecimentos comerciais em todo o estado utilizem ou distribuam aos clientes sacos e sacolas plásticas não recicláveis. 

 

De acordo com a proposta, supermercados, mercados, lojas, atacados e demais comércios ficam obrigados a utilizarem e a ofertarem, gratuitamente, aos clientes, sacos e sacolas plásticas recicláveis ou reutilizáveis, substituindo as antigas embalagens.

 

Além disso, a legislação também determina a instalação de placas visíveis reforçando que não haverá cobrança adicional ao cliente. A substituição das embalagens deve ocorrer no prazo de 180 dias, a contar da data de publicação da lei.

 

O parlamentar ressalta que “o objetivo principal da norma é diminuir os danos causados ao meio ambiente pelos materiais não recicláveis”, pontuando que a iniciativa não se aplica a embalagens originais de produtos, itens utilizados na pesagem de alimentos perecíveis, filmes plásticos para armazenamento de alimentos e mercadorias vendidas a granel ou que vertam água.

Sair da versão mobile