Por Hemilly Souza
Usuários das redes sociais da Meta, gigante de tecnologia sediada nos Estados Unidos, denunciaram falhas na busca por perfis de políticos de esquerda na terça-feira (9). Nas plataformas, internautas relataram dificuldade para localizar contas como as dos deputados federais Glauber Braga, Talíria Petrone e Sâmia Bomfim, todos do PSOL.
Segundo o Google Trends, o nome de Glauber registrou pico de buscas na internet. O parlamentar enfrenta um processo de cassação na Câmara e, na terça-feira, foi retirado à força após ocupar a mesa do plenário. O perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deixou de aparecer temporariamente nas plataformas.
Integrantes da equipe de comunicação do PT se reuniram com representantes da Meta para cobrar esclarecimentos. No encontro, a companhia liderada por Mark Zuckerberg afirmou que a falha seria de natureza técnica, restrita ao sistema interno de busca, e que afetaria perfis de diferentes espectros políticos.
No entanto, o PT aponta viés ideológico, argumentando que há indícios de que “as plataformas favorecem a extrema-direita em detrimento do campo democrático e popular”. Nas redes, usuários associaram a instabilidade aos acontecimentos políticos do dia e chamaram o episódio de “censura digital”.
Além de dificultar a localização de perfis, o problema impedia que usuários marcassem essas contas em publicações, já que o nome também não aparecia na busca por @. Nesta quarta-feira (10), as buscas voltaram a exibir os perfis normalmente.
