“Quando chegar a minha mesa, eu tomarei a decisão”, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Imagem: Reprodução

Por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (10), que tomará sua decisão sobre o chamado PL da Dosimetria, que busca reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus. Segundo Lula, Bolsonaro deve pagar pela tentativa de golpe de Estado e “não adianta ficar choramingando”.

O PL foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada de quarta-feira (10). No total, foram 291 votos favoráveis e 148 contrários. O texto propõe mudar a progressão de regime dos condenados por atos golpistas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator do projeto na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), prevê que, com a mudança na dosimetria, o tempo de prisão em regime fechado de Bolsonaro pode ser reduzido para 2 anos e 4 meses.

Para o presidente, Bolsonaro agiu de maneira antidemocrática. “Se ele tivesse a postura de todo mundo que é democrático e que respeita as instituições, ele não estaria preso. Poderia estar concorrendo agora às eleições”, afirmou Lula em entrevista ao programa EM Minas.

“Mas ele tentou encurtar o caminho. Tentou convencer alguns militares, que também estão presos. E deu nisso que deu. Então, agora, é o seguinte: deixa o Poder Legislativo se manifestar. Quando chegar na mesa do Poder Executivo, eu vou tomar a minha decisão”, completou Lula.

Sair da versão mobile