Ícone do site Folha de Alagoas

Maceió pode chegar a 33 graus nesta terça-feira (30)

Redação

A Defesa Civil de Maceió colocou a capital em nível de observação devido à previsão de altas temperaturas nesta terça-feira (30). De acordo com os dados meteorológicos, os termômetros podem chegar aos 33 °C ao longo do dia, com mínima de 25 °C, cenário típico do verão e que exige atenção redobrada da população.

Diante da previsão, o órgão passou a adotar o protocolo de calor, criado para orientar moradores e turistas durante períodos de temperaturas intensas. A medida prevê ações preventivas e comunicação direta com a população, caso as condições climáticas se agravem.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, o objetivo é reduzir riscos à saúde e ampliar a conscientização. “O protocolo de calor foi desenvolvido para cuidar da população nesse momento de temperaturas intensas. Avisaremos aos maceioenses em caso de necessidade, enviando uma mensagem de alerta, para que sigam as recomendações necessárias”, afirmou.

Com a máxima prevista de 33 °C, a Defesa Civil alerta que podem ocorrer reações físicas como aumento da transpiração, leve elevação da frequência cardíaca e maior necessidade de hidratação. Por isso, a recomendação é que as pessoas adotem cuidados simples no dia a dia, como beber água regularmente, mesmo sem sentir sede, usar roupas leves e claras, aplicar protetor solar e evitar atividades físicas intensas entre 10h e 16h.

O órgão também orienta que a população descanse em locais frescos ou climatizados e reforça o alerta para que pessoas ou animais não sejam deixados em veículos fechados, mesmo por curtos períodos.

Quem quiser receber alertas oficiais da Defesa Civil pode se cadastrar enviando o CEP da residência por mensagem de texto para o número 40199. A partir do cadastro, o serviço passa a encaminhar avisos diretamente ao celular.

Enquanto o nível de observação estiver em vigor, a Defesa Civil seguirá intensificando o monitoramento das condições meteorológicas, orientando a população sobre os riscos do calor excessivo e preparando materiais e canais de comunicação para possíveis alertas futuros.

Sair da versão mobile