A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que um novo edital do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS) foi lançado. A chamada pública vai estar aberta até o dia 18 de janeiro e busca selecionar movimentos sociais populares para formação de 450 turmas em 17 unidades da federação, incluindo Alagoas.
No estado vão ser selecionadas 20 turmas, sendo 14 para os movimentos populares em saúde de abrangência nacional e seis para os de abrangência local. Cada turma será composta por um educador e 20 educandos.
O edital foi publicado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). Segundo o documento, os educadores selecionados vão receber bolsas de R$ 2.500,00 por mês. Já os estudantes terão um incentivo de R$ 560,00 para o deslocamento e outras despesas que permitam a permanência e desenvolvimento do curso. O objetivo é incentivar que lideranças comunitárias atuem como Agentes Populares de Saúde para proteger seus territórios.
O assessor técnico da gerência de Atenção Primária da Sesau, Marcos Paulo, destacou a importância da participação popular no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Alagoas possui diversas experiências exitosas dentro dos territórios e essas formações ajudam na construção de uma rede de agentes comprometidos com o cuidado, a educação popular e a equidade”, disse.
O edital pode ser acessado no link: https://agenciasus.org.br/shared-files/22604/?EDITAL-No-12026-AgPopSUS.pdf
/Ascom Sesau

