Ícone do site Folha de Alagoas

PF encontra planilhas de emendas parlamentares com ex-assessora de Arthur Lira

Reprodução

Redação com agências

A Polícia Federal (PF) apreendeu na operação Transparência, realizada em dezembro de 2025, planilhas com dados sobre emendas parlamentares de deputados federais em um endereço de Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, ex-assessora do deputado federal Arthur Lira (PP-AL).

Principal alvo da operação da PF contra irregularidades na destinação de verbas públicas de emendas parlamentares, Mariângela trabalhou no gabinete de Lira entre março de 2021 e meados de 2025, quando passou a atuar na liderança do Progressistas (PP) na Casa, o partido do deputado.

A casa de Tuca e seu gabinete na presidência da Câmara foram alvos de busca da PF, após ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. Além de documentos, os investigadores encontraram um computador antigo em que estava a maioria das planilhas com os registros de emendas

As planilhas estão sob análise desde a apreensão, com objetivo de descobrir se os arquivos são os registros das emendas de relator ou o orçamento secreto.

Segundo investigações da PF, Mariângela exercia controle de “indicações desviadas de emendas decorrentes do orçamento secreto em benefício de provável organização criminosa voltada para a prática de desvios funcionais e crimes contra a administração pública e o sistema financeiro nacional”.

Sair da versão mobile