Ícone do site Folha de Alagoas

Após manifestações, salários começam a ser pagos no Hospital Veredas

Reprodução

Por Hemilly Souza

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), Cinthia Carvalho, informou nesta sexta-feira (20), por meio das redes sociais, que os trabalhadores do Hospital Veredas começaram a receber os salários atrasados após um acordo firmado com a empresa Gesta, responsável pela administração da unidade.

Desde novembro de 2025, os funcionários estavam realizando manifestações contínuas para reivindicar seis meses de salários em atraso, férias, direitos trabalhistas e o pagamento do piso da enfermagem. Segundo o sindicato, estão sendo efetuados os pagamentos referentes aos meses de janeiro de 2026 e outubro de 2025 desde a última sexta-feira (13).

De acordo com Cinthia, apesar do pagamento, a assinatura do acordo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para garantir segurança jurídica e prever penalidades, ainda não foi realizada. Segundo ela, a conta do hospital deverá receber R$ 18 milhões, divididos em seis parcelas de R$ 3 milhões.

O valor será utilizado para pagar os próximos salários dos trabalhadores, enquanto a quitação dos débitos em atraso ocorrerá de forma gradativa, em seis parcelas. Os funcionários receberam a proposta de receber dois salários por mês: um referente ao mês vigente e outro referente a valores atrasados.

A presidente afirma que aguarda a quitação total dos débitos. “Esses trabalhadores já sofreram demais e estão dispostos a qualquer acordo, tanto é que dividiram em seis parcelas. Então, a disponibilidade desses trabalhadores de continuar laborando e receber está ativa e só aguardando, realmente, a concretização do acordo firmado”, disse.

Sair da versão mobile