Com foco na inclusão produtiva e digital, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), por meio do Instituto Fecomércio AL, e em parceria com a Câmara de Fomento Internacional (CFI Comex), apresentou à presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, a deputada estadual Cibele Moura, o projeto ‘IA para comércio, serviços e turismo’; um voltado a trabalhar a Inteligência Artificial como uma ferramenta estratégica para os negócios. A exposição aconteceu após a sessão legislativa de ontem, dia 3, no Plenarinho da Casa Tavares Bastos.
A ideia do projeto é qualificar jovens, empreendedores, empresas e demais interessados, por meio de uma plataforma online de cursos. Com conteúdo que vai do básico ao intermediário, os participantes terão conhecimento acerca das diversas possibilidades oferecidas Inteligência Artificial (IA) e, assim, podem utilizá-los em seus negócios ou empregos, contribuindo para impulsionar os setores do comércio, de serviços e de turismo.
“A proposta central é demonstrar como a IA pode ser aplicada de forma prática no dia a dia das empresas, apoiando desde a gestão até o relacionamento com o cliente. Isso otimizará o tempo e os custos, favorecendo dos pequenos aos grandes varejistas e prestadores de serviço para um mercado cada vez mais digital e ágil”, afirma o presidente da Fecomércio, Adeildo Sotero ao falar sobre o projeto.
A apresentação de ontem foi feita pela assessora legislativa, Cláudia Pessôa, que destacou como uma parceria com o legislativo alagoano pode contribuir para ampliar o alcance do projeto. “É uma iniciativa que impulsiona a modernização, transformando tecnologia em competitividade real para o Estado. Um elemento que não está implícito é o tempo. E, cada vez mais, o tempo e a aproximação entre o empresário, empreendedores, jovens e munícipes com esse olhar para o comércio e a inteligência artificial é o que vai fazer a diferença para a inclusão produtiva e o futuro digital”, afirmou.
Para a deputada Cibele Moura, o projeto traz boas perspectivas. “É um projeto que é inovador, pioneiro dentro do Estado de Alagoas. Não tenho dúvida de que, chegando às pessoas a quem seja importante esse conhecimento, vai mudar a realidade de muita gente. Quando a gente fala de mudar essas realidades, é mudar a realidade das cidades. Hoje, a inteligência artificial é uma realidade. As pessoas a utilizam, mas infelizmente a subutilizam nesse estado. E a gente precisa transformar isso”, disse a parlamentar, acrescentando que é autora de um Projeto de Lei para utilizar a inteligência artificial dentro das escolas.
Parceria Instituto e CFI
Há cerca de cinco anos, a Fecomércio participou do lançamento do que hoje se transformou na CFI e, desde então, as entidades viabilizam projetos juntos. O ‘IA para comércio, serviços e turismo’ é a mais nova parceria e surgiu da observação das necessidades do mercado e da dinâmica atual de vida.
“Sabemos o quanto a inteligência artificial já está presente no nosso dia a dia e acredito que o papel do Instituto Fecomércio é justamente ajudar o setor do comércio de bens, serviços e turismo a entender como usar essas ferramentas de forma simples e estratégica”, reforçou a coordenadora do Instituto, Engridy Santos.
O diretor executivo da CFI, o economista Rodrigo Theotônio, complementou: “o que pensamos com essa parceria é, efetivamente, fazer com que a sociedade enxergue os caminhos que devem ser um centro de trabalho; esse é o objetivo de desenvolvimento econômico-social. O mercado tem que estar preparado, por isso a importância de aproximá-lo da tecnologia”, complementou.
Participaram da reunião o consultor do Instituto, Sérgio Gomes, e o coordenador técnico do CFI, Leonardo Marinho.
/Fecomércio AL

