Uma investigação da Polícia Civil de Santa Catarina revelou um esquema de corrupção eleitoral em que eleitores recebiam porções de cocaína avaliadas em R$ 50 para votar em um candidato a vereador de Timbé do Sul, no Sul catarinense. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4).
As apurações começaram entre 2021 e 2022, durante uma outra investigação sobre tráfico de drogas no município. O esquema foi descoberto após a prisão em flagrante de um dos suspeitos.
Ao analisar o celular apreendido com o homem, os policiais encontraram mensagens que detalhavam a negociação com eleitores. Nas conversas, o suspeito pedia fotos dos títulos eleitorais e oferecia R$ 50 por voto.
O pagamento, porém, não era feito em dinheiro, mas em porções de cocaína, chamadas pelo grupo de “moeda branca”.
Em depoimento, eleitores confirmaram ter enviado os documentos e recebido o equivalente ao valor combinado em drogas antes da eleição.
Segundo a Polícia Civil, o cruzamento de informações e as mensagens trocadas entre o traficante e o então candidato indicaram que o político tinha conhecimento da operação e seria o beneficiário direto dos votos obtidos por meio do esquema.
A investigação resultou na penalização dos envolvidos na Justiça Eleitoral, que reconheceu a prática como corrupção. O nome do político não foi divulgado.
/CNN Brasil

