Ícone do site Folha de Alagoas

Teca Nelma manifesta preocupação com ação judicial que pode tirar vagas de alunos da Uncisal

Teca Nelma em pronunciamento na Câmara Municipal de Maceió

A vereadora e pré-candidata a deputada estadual Teca Nelma manifestou preocupação durante sessão da Câmara Municipal de Maceió nesta quarta-feira (10) com a situação enfrentada por estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), após uma ação judicial questionar a bonificação de 10% destinada a candidatos residentes em Alagoas.

Em pronunciamento, a parlamentar destacou a insegurança vivida por estudantes e familiares. Segundo Teca, o debate ultrapassa questões administrativas e envolve projetos de vida e oportunidades de transformação social por meio da educação. “Precisamos lembrar que são 152 sonhos, histórias de muito sacrifício e muita resiliência para que esses jovens possam perseguir suas carreiras”, afirmou.

Estudantes matriculados receberam um e-mail da Uncisal informando sobre o andamento do processo judicial. No comunicado, a universidade informa que uma decisão judicial determinou a reclassificação dos candidatos sem a aplicação da bonificação regional.

A instituição, contudo, recorreu da decisão e obteve uma suspensão temporária da medida para permitir que os estudantes já matriculados concluam o semestre letivo em andamento, até análise do caso pelo Tribunal de Justiça de Alagoas.

“Quero lembrar que a média nacional de jovens de 18 a 24 anos em instituições de ensino superior é de 22%, enquanto a média alagoana é de 14%. Essa política da bonificação regional ajuda a combater essa dura realidade”, defendeu Teca.

A parlamentar destacou que a bonificação foi instituída por meio de legislação estadual com o objetivo de ampliar as oportunidades para estudantes que construíram sua trajetória educacional em Alagoas, fortalecendo o acesso ao ensino superior público no estado.

Para Teca, é fundamental que qualquer discussão sobre o processo preserve os direitos dos estudantes e garanta segurança jurídica para aqueles que participaram da seleção seguindo as regras estabelecidas no edital.

“Alagoas é uma terra onde todos são bem-vindos, mas a bonificação regional é um importante instrumento de garantir vagas para alagoanos que serão os futuros profissionais que construirão, certamente, um estado melhor”, disse.

Ao final do pronunciamento, Teca reafirmou solidariedade aos estudantes, às famílias e à comunidade acadêmica da Uncisal, defendendo que a educação deve permanecer como instrumento de inclusão social e construção de oportunidades.

“Quero confiar que o Poder Judiciário tomará a melhor decisão, de modo a garantir que esses alunos possam continuar seus estudos com a confiança de que poderão se formar e virar profissionais que vão ajudar na construção do estado que queremos”, concluiu.

/Assessoria

Sair da versão mobile