Ícone do site Folha de Alagoas

Vereadora defende direitos da população em situação de rua na inauguração de unidade Cidadania PopRua

Reprodução

A vereadora e pré-candidata a deputada estadual Teca Nelma participou, na quarta-feira (1º), da inauguração da unidade Cidadania PopRua Luiz Sofia. A iniciativa do governo federal amplia o acesso a direitos da população em situação de rua por meio de atendimento multidisciplinar, emissão de documentos, encaminhamento para serviços públicos e espaços de acolhimento.

Durante a cerimônia, Teca destacou que o novo equipamento representa um avanço na construção de políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

“A população em situação de rua não pode continuar sendo tratada como problema. São pessoas que precisam de oportunidades, acolhimento e políticas públicas que garantam direitos. É isso que esse equipamento representa: um compromisso com a dignidade”, afirmou.

A vereadora também ressaltou que o enfrentamento da exclusão social exige ações articuladas entre diferentes áreas. “Precisamos de políticas que dialoguem entre si. Trabalho, assistência social, saúde, habitação e cidadania precisam caminhar juntas para que essas pessoas consigam reconstruir suas vidas. É essa transversalidade que faz a diferença”, disse.

Teca também criticou a atuação da prefeitura de Maceió em relação à população em situação de rua. Segundo a vereadora, o Município tem adotado medidas que agravam a vulnerabilidade dessas pessoas, em vez de garantir políticas públicas permanentes de acolhimento, moradia e inclusão social.

“A prefeitura de Maceió tem tratado a população em situação de rua como um problema a ser escondido, e não como pessoas que precisam de proteção e acesso a direitos. A destruição de barracos, sem diálogo, e propostas insuficientes, como um aluguel social de R$ 250, mostram que ainda falta compromisso com a dignidade dessas pessoas”, afirmou.

Teca ainda elogiou a parceria entre o governo federal e organizações da sociedade civil na implantação do programa, destacando o trabalho desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento e Estratégias Sociais (Ades).

“Quem está na linha de frente da defesa da população em situação de rua são as instituições e os movimentos que trabalham diariamente com essa realidade. O governo federal reconhece essa atuação ao fortalecer essas parcerias e investir em equipamentos como este, que ampliam o acesso a direitos e oferecem acolhimento com respeito e humanidade”, concluiu.

/Assessoria

Sair da versão mobile