O início da linha de crédito do programa Move Brasil voltada a entregadores e motoristas de aplicativos foi adiado para 27 de julho. A previsão inicial era dia 13 de julho, mas o governo decidiu postergar a operação diante de dificuldades na implementação.
“O ajuste no cronograma foi necessário para a finalização de testes tecnológicos e operacionais entre os sistemas envolvidos, com o objetivo de garantir segurança e estabilidade no atendimento aos trabalhadores”, afirmou o governo.
A iniciativa faz parte de um pacote federal para ampliar o acesso ao crédito a trabalhadores do transporte por aplicativos, incluindo a possibilidade de financiamento para motocicletas, bicicletas elétricas e veículos utilizados na atividade.
O programa é regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e integra uma estratégia mais ampla de renovação de frota e incentivo à mobilidade sustentável.
A linha faz parte de um programa que mobiliza cerca de R$ 30 bilhões em crédito, com recursos operados por bancos públicos e privados e apoio de fundos garantidores para reduzir o risco das operações.
Quem pode acessar
O público-alvo inclui entregadores e motoristas de aplicativos com cadastro ativo nas plataformas e histórico mínimo de corridas ou entregas, além de profissionais com vínculo formal na atividade.
Entre os itens financiáveis estão motocicletas, ciclomotores e bicicletas elétricas, com foco na melhoria das condições de trabalho e na redução de custos operacionais desses profissionais.
O governo avalia ajustes para destravar a concessão do crédito antes do novo prazo, em meio à expectativa de que o programa ganhe escala nas próximas semanas.
Entre os itens financiáveis, estão:
1.Motocicletas, motonetas e ciclomotores flex de até 160 cilindradas produzidos no país;
2.Bicicletas e veículos autopropelidos elétricos de até 1.000 watts;
3.Motos, motonetas e ciclomotores elétricos de até 7.500 watts, desde que produzidos no Brasil ou vinculados a projeto de investimento para produção nacional.
4.Os veículos deverão ser zero-quilômetro.
/Metropóles

