Ícone do site Folha de Alagoas

Ao contrário do cenário nacional, PDT Alagoas marcha com o bolsonarismo

Redação 

Enquanto o PDT nacional oficializou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a legenda em Alagoas integra a coligação “Alagoas Gigante”, que apoia a candidatura de JHC (PSDB) ao Governo do Estado e reúne também o PL, partido de Flávio Bolsonaro.

A composição consta no registro eleitoral da coligação e inclui PDT, Podemos, PL, Democracia Cristã, Avante, Federação PSDB/Cidadania, Federação Renovação Solidária e Federação União Progressista. A candidatura de JHC ao governo foi oficializada no último sábado (15), com Célia Rocha como vice.

Em 20 de julho, durante convenção nacional, o PDT aprovou por unanimidade o apoio a Lula. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, defendeu a aliança e afirmou que o PDT seria o primeiro partido nacional a oficializar apoio ao petista.

A aproximação entre o PDT alagoano e JHC foi articulada principalmente por Ronaldo Lessa. Em abril, o vice-governador anunciou a retomada da aliança política com o então pré-candidato.

Em entrevista aos jornalistas Ricardo Mota e Carlos Melo, Ronaldo Lessa havia declarado que acreditava que JHC apoiaria Lula na disputa presidencial. No podcast, ele afirmou que JHC estaria “muito mais” próximo de Lula do que de Flávio Bolsonaro.

Assim, enquanto a direção nacional do PDT está formalmente no palanque de Lula, o diretório alagoano participa da chapa estadual que reúne JHC e o PL.

Sair da versão mobile