Redação
Com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19, o Governo de Alagoas impôs o toque de recolher, que tem início nesta sexta-feira (21), a partir das 21h. Alagoanos só poderão sair em casa após esse horário em casos de urgência. O decreto é válido por 14 dias.
Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres só podem funcionar na modalidade delivery e “pegue & leve”. O sistema “pegue & leve” deverá cumprir, ainda, a determinação da restrição de circulação de pessoas no período de 21h às 05h.
Os estabelecimentos desse tipo localizados no interior de hotéis, pousadas e similares podem funcionar atendendo exclusivamente hóspedes. Outras medidas restritivas que atingem a atividade turística são a proibição do acesso a praias, rios e orlas aos sábados e domingos – inclusive os calçadões para qualquer tipo de atividade – e a suspensão do transporte intermunicipal e turístico.
Veja aqui todas as atividades permitidas pelo Decreto nº 73.65073.650.
Comércio – No segmento de comércio, lojas localizadas no bairro do Centro funcionarão das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, vedado o funcionamento no sábado, domingo e segunda-feira. Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, vedado o funcionamento no sábado, domingo e segunda-feira. Shopping centers funcionarão das 11h às 20h, com funcionamento proibido aos sábados, domingos e terças-feiras.
Atividade física – Academias, clubes e centros de ginásticas poderão funcionar com 30% (trinta por cento) de sua capacidade, somente de segunda a sexta-feira, e sob agendamento de horário, sendo vedada a entrada de pessoas acima de 60 anos e pessoas que possuam comorbidades.
Salões de beleza – Barbearias e salões de beleza funcionarão com 50% de sua capacidade e agendamento de horário, vedado o seu funcionamento aos sábados e domingos. Não poderá haver filas de espera no local.