Redação*
A empresa BRK Ambiental mais uma vez foi autuada por lançamento irregular de efluentes, após fiscalização de rotina da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). O flagrante desta vez foi no bairro da Pajuçara.
Foi dado o prazo de 30 dias para que a nova concessionária de água apresente defesa. Caso não, uma multa deve ser aplicada. A infração foi detectada na calçada do edifício Neo, localizado na Rua Júlio Plech Filho.
No local, os agentes de fiscalização identificaram o transbordamento de esgoto em um poço de visita, que está escorrendo por galerias de águas pluviais com destino à faixa de areia da praia.
Leia mais: Parlamentares denunciam falta d’água em municípios e possíveis crimes ambientais da BRK
O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário, afirmou que os casos envolvendo a BRK Ambiental são recorrentes e que o Município vai continuar agindo com respaldo na legislação ambiental vigente.
“Seremos rigorosos com as fiscalizações porque os efluentes líquidos podem provocar grave impacto à saúde das pessoas”, reforçou o secretário-adjunto.
De acordo com o coordenador geral de Fiscalização Ambiental, Kleyton Bergsson, a empresa infringiu a Lei Municipal 4.548/96 e deve apresentar estudos técnicos e um plano de recuperação da área degradada.
Procurada pela Folha, a assessoria de comunicação da BRK Ambiental enviou resposta de esclarecimento.
Nota
“A BRK Ambiental esclarece que a autuação diz respeito a problemas históricos que precedem a chegada da empresa em Maceió, ocasionados pelo mau uso ou pela falta de manutenção da rede de esgoto nos últimos anos. A BRK informa ainda que já realizou 2659 mil desobstruções de esgoto somente na capital em apenas 118 dias de operação e está trabalhando para identificar e solucionar todos os pontos críticos dos sistemas de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió.
A concessionária reforça ainda que recebeu notificação da Prefeitura de Maceió sobre a situação nessa segunda-feira (25), com um prazo de cinco dias para resolução, e tomou conhecimento sobre o auto de infração pela imprensa, já que o documento chegou somente após a divulgação na mídia oficial do executivo municipal. A situação, inclusive, já foi resolvida na noite dessa terça-feira (26).”
Denúncias
As denúncias de infrações ambientais devem ser feitas de forma identificada ou anônima, por meio do e-mail coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br ou telefone 82 3312 5242, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.
*com informações Secom Maceió