Lira deseja votar na quarta PEC que pode propiciar indicação de Humberto Martins ao STF

Da Redação

Nesta quarta-feira (16), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deve colocar em votação a PEC que pode elevar a idade máxima de indicação para ministros do STF e tribunais superiores. Caso aprovada, a proposta pode beneficiar outro alagoano, o presidente do STJ, Humberto Martins.

Atualmente, a idade limite é de 65 anos, mas a Proposta de Emenda à Constituição busca subir para 70 anos. Em outubro, Humberto Martins completou 65 anos, ou seja, o caminho continuaria aberto para o ministro chegar ao Supremo, objetivo que ele não esconde.

Além de Martins, a articulação de Lira e outros governistas visando à indicação de aliados às cortes superiores tem outros nomes como possíveis favorecidos, como do ministro João Otávio de Noronha, ex-presidente do STJ, que também chegou aos 65 anos no ano passado.

O alagoano nutria a esperança de assumir a cadeira do STF com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, em julho, mas acabou preterido por André Mendonça, escolha de Bolsonaro, mesmo com Lira trabalhando contra a indicação.

Martins, que é denominado nos bastidores como o manda-chuva do Tribunal de Justiça de Alagoas, onde possui diversos apadrinhados, permanece com a sua fé inabalável de chegar ao STF e pode ter a esperança renovada caso a PEC venha a ser aprovada.

 

Sair da versão mobile