Redação
Alagoas tem pouco mais de 2,3 milhões de cidadãos aptos a votar em 2022. No Brasil, o número é de 156 milhões, o que faz dos eleitores alagoanos uma pequena parte do total. No entanto, se dependesse apenas dos votantes em território alagoano, a disputa presidencial terminaria já em primeiro turno.
Esse cenário é o que indicam as pesquisas. Na do Ibrape, desta segunda-feira (26), Lula da Silva (PT) aparece com 55% das intenções de voto, contra 33% de Jair Bolsonaro (PL). Com brancos e nulos em 2%, a porcentagem de votos válidos a favor do petista seria suficiente para ganhar em primeiro turno.
A pesquisa anterior, do DataSensus, revelada na última sexta-feira (23), apontou cenário um pouco menor, mas ainda dentro da margem para o fim da corrida no dia 02 de outubro. Entre os alagoanos, Lula aparece com 51,4% do eleitorado, enquanto Bolsonaro tem 31,7%.
Se voltarmos a 2018, Fernando Haddad (PT) venceu nas cidades do interior e no cômputo geral em Alagoas, embora Bolsonaro tenha liderado no maior colégio, a capital Maceió. Aliás, a última vez que um petista não teve a maioria dos alagoanos foi em 2002, com José Serra (PSDB) enfrentando Lula.
