Paulo Dantas: “Tenho certeza que o Nordeste será prioridade para Lula”

Governador Paulo Dantas participa do encontro dos governadores do Consorcio Nordeste em Joao Pessoa (PB). Foto: Pei Fon

Redação*

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), participou nesta sexta-feira (20) da reunião do Consórcio Nordeste, em João Pessoa. Lá, ele e os outros governadores debateram pautas que serão apresentadas como prioridade ao presidente Lula (PT), na próxima sexta-feira (27), em Brasília.

Paulo concedeu entrevista antes do início do encontro e pontuou que essa união de esforços e a boa vontade entre os governadores é o que está fazendo a diferença nos últimos anos na região.

“O Nordeste tem avançado bastante, apesar de nós termos uma desigualdade regional ainda histórica e enorme, mas eu tenho certeza que nesses próximos anos o Nordeste vai avançar ainda mais”, ressaltou.

Quando questionado sobre o que espera da gestão do presidente Lula, o governador alagoano ressaltou que ter um presidente republicano e democrata a frente do país é de extrema importância para que o Brasil volte a crescer.

“Lula vai investir nas nossas universidades e institutos federais, vai também investir em educação infantil, fundamental e no ensino médio. Vai também investir no SUS, investir em infraestrutura e vai retomar programas importantes como o Minha Casa Minha Vida. Estou com uma expectativa muito positiva. Muito animado e tenho certeza que o Nordeste será prioridade para o presidente Lula”, disse Paulo.

Rodovias

“Nós temos nos últimos anos as melhores rodovias do Brasil. Disputando sempre o primeiro e o segundo lugar com o estado de São Paulo. Isso foi fruto de um ajuste fiscal que o ex-governador Renan Filho fez e nós ajudamos ele a construir também e o meu grande desafio é manter as rodovias de Alagoas bem organizadas e estruturadas, respondeu Dantas.

Piso da Enfermagem

De acordo com Paulo Dantas, o estado vem ao longo desses anos num ajuste fiscal adequado e de maneira que possa propiciar projetos importantes tanto no campo do desenvolvimento econômico como no campo do desenvolvimento social, o que dá garantias de cumprir com todas as regras que sejam aprovadas pelo Congresso Nacional, tanto relacionado a salário, como qualquer outro regramento que for aprovado, a exemplo do piso da enfermagem.

Paulo pontuou ainda que a reforma tributária é uma prioridade central tanto para o governo federal, como para os governos estaduais e municipais. “O presidente Lula tem falado muito a respeito da reforma, também o ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem tratado desse assunto junto ao Congresso Nacional.”

“Espero que essa reforma seja democraticamente discutida entre os municípios e os governos estaduais porque hoje a concentração de recursos fica nas outras regiões, como por exemplo a região sudeste que concentra muito recursos porque a tributação hoje é basicamente originada onde se produz não onde se consome, acho que teria que ter um ajustamento principalmente nessa regra tributária. Se o imposto for cobrado onde se consome o nordeste ganha muito com essa atitude e descentralização de recursos e isso vai ajudar muito a nossa região”, afirmou.

*com Agência Alagoas

Sair da versão mobile