Vereadores de Marechal aprovam proibição de linguagem neutra nas escolas

Exemplo de escola municipal. Foto: Secom Marechal

Redação

A Câmara Municipal de Marechal Deodoro aprovou dois projetos de lei em que ficam proibidos o ensino de linguagem neutra e a implantação de banheiro unissex nas escolas da cidade. As propostas são do vereador Jorge Mello (PROS).

Na questão da linguagem neutra, refere-se ao uso de pronomes e terminologia que não fazem distinção de gênero, buscando eliminar referências tradicionalmente associadas a gêneros binários, como masculino e feminino. Exemplos: “todos” para “todes” ou “ela/ele” para “elu”.

Além de não poder ser ensinada nas escolas, essa linguagem não deve estar no material didático, nem constar em documentos e na comunicação oficial.

“A proibição visa preservar o uso da língua portuguesa em sua forma tradicional, conforme estabelecido pela gramática normativa, e evitar confusões linguísticas que possam surgir com a introdução de pronomes e terminologia neutros”, diz o texto do vereador.

Já na matéria dos banheiros, é citado que visa preservar a privacidade e a segurança de todos os alunos, “notadamente crianças e adolescentes em desenvolvimento biológico, considerando suas diferenças de gênero, garantindo um ambiente escolar confortável, seguro e adequado.”

Sair da versão mobile