Julgamento que pode cassar o mandato de Moro já possui data

Foto: Reprodução

Redação*

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná marcou para o dia 19 de fevereiro o início do julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR). O parlamentar está sendo acusado de praticar abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. O ex-juiz nega as acusações.

Ao todo, serão seis desembargadores no julgamento, sendo um nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

As ações

Em dezembro de 2023, Moro prestou depoimento ao TRE-PR alegando que não obteve vantagem eleitoral, além de negar a acusação de desequilíbrio eleitoral causado por irregular pré-campanha ao cargo de presidente da República. O parlamentar ainda afirmou que todos os gastos da campanha são legais e foram declarados à Justiça Eleitoral.

Além do abuso de poder econômico, o senador é alvo de ações que apontam caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social durante a pré-campanha eleitoral de 2022. Os processos são analisados juntos e pedem a cassação do mandato de Moro.

As duas ações foram protocoladas por duas frentes antagônicas na política nacional. A primeira pelo pelo Partido Liberal (PL), de base bolsonarista, e a outra pela Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCdoB/PV), base que elegeu o governo Lula.

/Com informações do G1

Sair da versão mobile